12 de junho de 2010

Como planejar uma carreira de sucesso?

A incerteza é algo comum no pensamento de profissionais em início de carreira. É que se de um lado há uma considerável disposição para enfrentar os desafios do dia-a-dia, do outro, há a falta de referência sobre quais são os passos que devem seguir. Um bom exemplo é o considerável número de recém-formados que encontram dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

Aliás, para que servem as desculpas e argumentos senão para separar os profissionais que são determinados daqueles que preferem acreditar que as coisas estão cada vez mais difíceis e que todas as oportunidades aconteceram apenas até ontem? Trata-se de um interessante dilema: por que algumas pessoas conseguem desenvolver suas carreiras imediatamente após a formatura enquanto que outros sofrem e acabam desistindo de atuar na profissão para a qual estudaram?

A resposta está na capacidade que cada pessoa tem de fazer conexões entre seus objetivos pessoais e a realidade à sua volta. Explico. Algumas pessoas são competentes apenas para desperdiçar oportunidades pela completa falta de visão sobre seu futuro e carreira. Em vez de aproveitar as chances que surgem no dia-a-dia, como quando clientes de uma farmácia, de um posto de gasolina ou qualquer coisa do gênero, esses recém formados preferem se resignar ao papel de mero consumidor.

Logo, o primeiro passo para quem quer construir uma carreira de sucesso é aprender a fazer conexões entre seus objetivos e o mercado de trabalho. Às vezes, por exemplo, o dono da panificadora aonde você vai todo dia pode conhecer alguém que tem interesse no seu trabalho. Mas, para isso, você precisa interagir com as pessoas, dividindo expectativas e partilhando seus objetivos. Resumindo: você precisa desenvolver a habilidade de estabelecer conexões produtivas para sua carreira.

0 comentários:

 
© 2010 Template editado por tinho-bfs