12 de junho de 2010

Como os inimigos podem auxiliar a construir minha carreira profissional?

Quando o foco está na construção de uma carreira profissional vitoriosa, não há espaços para rancor ou mágoa. O que deve prevalecer é a razão sobre a emoção. Conheço profissionais que deixaram de aproveitar boas chances porque se recusaram a pedir ajuda para pessoas que consideravam inimigas. Porém, eram situações em que o profissionalismo, tanto de quem solicitava o serviço quanto de quem recebia o pedido deveria imperar.

Há casos em que, por mais que uma pessoa não goste de outra, ela jamais vai se furtar de realizar um bom trabalho. Ou seja, um bom profissional não vai deixar de agir com competência porque não gosta de quem está solicitando o trabalho. Pode parecer brincadeira, mas essa situação acontece com mais intensidade do que se pode imaginar. É o que aconteceu com a Denise. Ela tinha problemas de relacionamento com uma colega de outro setor que era tão competente quanto ela.

Acontece que a Denise acabou não conseguindo os melhores resultados em um determinado projeto porque simplesmente quis excluir sua desafeta de uma determinada ação. A empresa acabou descobrindo que poderia ter tido um resultado muito superior se o lado emocional da Denise não tivesse influenciado na decisão. Note que a empresa não teve prejuízo diretamente, ela apenas deixou de ganhar mais do que o esperado.

Acontece que no mundo empresarial, não há espaço para rancores e desavenças pessoais. Foi por isso que a Denise foi demitida e sua colega continuou no emprego. De forma prática, quem quer desenvolver uma carreira de sucesso tem que escolher se quer decidir com base no ego, no rancor e na emoção.

0 comentários:

 
© 2010 Template editado por tinho-bfs