13 de junho de 2010

A Procura da Felicidade

12 de junho de 2010

Âncoras de Carreira

A âncora de carreira é uma combinação das áreas percebidas de competência, motivos e valores que a pessoa não abandonaria, representa o seu verdadeiro “eu”. Sem o conhecimento desta âncora a pessoa pode buscar outro trabalho que no futuro não serão satisfatórios porque ela sente que “o trabalho não responde realmente a seu eu” (“não tem nada a ver comigo”). Analisar o momento presente da carreira e as decisões futuras poderão ser mais fáceis e ter mais valor se a pessoa tem um claro entendimento de sua orientação pessoal para o trabalho, seus motivos, seus valores e sua auto-percepção de talentos.

Pesquisas sobre as âncoras de carreira mostraram que a maioria das pessoas vê, ela própria, em termos das oito categorias descritas a seguir, mas estas categorias não significam nada fora do contexto do passado histórico da pessoa e de suas aspirações futuras. Segundo Edgar Schein, autor de “Career Anchors: Discovering your real values”,é o pensar e o falar sobre a carreira e os acontecimentos de vida, que gradualmente vai dar maior compreensão das prioridades e valores pessoais

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Como planejar uma carreira de sucesso?

A incerteza é algo comum no pensamento de profissionais em início de carreira. É que se de um lado há uma considerável disposição para enfrentar os desafios do dia-a-dia, do outro, há a falta de referência sobre quais são os passos que devem seguir. Um bom exemplo é o considerável número de recém-formados que encontram dificuldades para ingressar no mercado de trabalho.

Aliás, para que servem as desculpas e argumentos senão para separar os profissionais que são determinados daqueles que preferem acreditar que as coisas estão cada vez mais difíceis e que todas as oportunidades aconteceram apenas até ontem? Trata-se de um interessante dilema: por que algumas pessoas conseguem desenvolver suas carreiras imediatamente após a formatura enquanto que outros sofrem e acabam desistindo de atuar na profissão para a qual estudaram?

A resposta está na capacidade que cada pessoa tem de fazer conexões entre seus objetivos pessoais e a realidade à sua volta. Explico. Algumas pessoas são competentes apenas para desperdiçar oportunidades pela completa falta de visão sobre seu futuro e carreira. Em vez de aproveitar as chances que surgem no dia-a-dia, como quando clientes de uma farmácia, de um posto de gasolina ou qualquer coisa do gênero, esses recém formados preferem se resignar ao papel de mero consumidor.

Logo, o primeiro passo para quem quer construir uma carreira de sucesso é aprender a fazer conexões entre seus objetivos e o mercado de trabalho. Às vezes, por exemplo, o dono da panificadora aonde você vai todo dia pode conhecer alguém que tem interesse no seu trabalho. Mas, para isso, você precisa interagir com as pessoas, dividindo expectativas e partilhando seus objetivos. Resumindo: você precisa desenvolver a habilidade de estabelecer conexões produtivas para sua carreira.

Como explorar os contatos que tenho sem se tornar inconveniente?

Alguns profissionais têm melindre em pedir o apoio de seus amigos e colegas. As razões podem ser variadas, como o medo de ser entendido como alguém que tem segundas intenções em suas amizades ou um indivíduo que somente se aproxima das pessoas para obter uma vantagem para si.

Porém, ao raciocinar assim, um profissional está decidindo o que é que a outra parte deveria pensar. Esse é o erro. Uma pessoa não pode acreditar que tem pleno conhecimento sobre a maneira de pensar do colega. E isso pode significar, muitas vezes, o desperdício de algo cada vez mais precioso do mundo empresarial que é a ajuda. É justamente por isso que os profissionais devem aumentar consideravelmente o seu círculo de relacionamento.

A questão básica é não desperdiçar oportunidades de fazer novas amizades, de conhecer pessoas diferentes. Tenho observado que a maioria dos executivos bem sucedidos em suas carreiras tem como ponto em comum o fato de conhecer as pessoas que podem auxiliá-los. Ou seja, a competência profissional também se forma pela capacidade de encontrar pessoas que possam suprir suas falhas pessoais. É o que faz, por exemplo, o Artur em sua loja de ferragens. Embora tenha estoque limitado de produtos ele sempre é o primeiro a ser lembrado pelos clientes quando diferente é necessário.

A frase que os próprios clientes utilizam para definir o Artur é a seguinte “Se a loja do Artur não tiver este produto, pode ter certeza que eles sabem como conseguí-lo”. Da mesma forma, muitos profissionais devem ser inteligentes na hora de formar suas conexões. Um dos principais passos é deixar o orgulho de lado e saber reconhecer quando alguém tem uma habilidade maior que a sua. Lembre-se: o segredo não é saber fazer tudo, mas sim, conhecer quem sabe fazer o melhor.

Como os inimigos podem auxiliar a construir minha carreira profissional?

Quando o foco está na construção de uma carreira profissional vitoriosa, não há espaços para rancor ou mágoa. O que deve prevalecer é a razão sobre a emoção. Conheço profissionais que deixaram de aproveitar boas chances porque se recusaram a pedir ajuda para pessoas que consideravam inimigas. Porém, eram situações em que o profissionalismo, tanto de quem solicitava o serviço quanto de quem recebia o pedido deveria imperar.

Há casos em que, por mais que uma pessoa não goste de outra, ela jamais vai se furtar de realizar um bom trabalho. Ou seja, um bom profissional não vai deixar de agir com competência porque não gosta de quem está solicitando o trabalho. Pode parecer brincadeira, mas essa situação acontece com mais intensidade do que se pode imaginar. É o que aconteceu com a Denise. Ela tinha problemas de relacionamento com uma colega de outro setor que era tão competente quanto ela.

Acontece que a Denise acabou não conseguindo os melhores resultados em um determinado projeto porque simplesmente quis excluir sua desafeta de uma determinada ação. A empresa acabou descobrindo que poderia ter tido um resultado muito superior se o lado emocional da Denise não tivesse influenciado na decisão. Note que a empresa não teve prejuízo diretamente, ela apenas deixou de ganhar mais do que o esperado.

Acontece que no mundo empresarial, não há espaço para rancores e desavenças pessoais. Foi por isso que a Denise foi demitida e sua colega continuou no emprego. De forma prática, quem quer desenvolver uma carreira de sucesso tem que escolher se quer decidir com base no ego, no rancor e na emoção.

Dicas de livros relacionados a planos de carreira

Superdicas Para Impulsionar Sua Carreira
Conceito do Leitor: Seja o primeiro a opinar
Autor: GEHRINGER, MAX
Editora: SARAIVA
Assunto: ADMINISTRAÇÃO - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Adube Sua Carreira - O Algo Mais Para Renovar Sua Relacao Com O Cliente
Vengel, Alan

100 Dúvidas de Carreira Para Executivos de Finanças - JOSÉ CLÁUDIO SECURATO;LUIZ ROBERTO CALADO - Saint Paul


PLANO DE CARREIRA: Foco no Indivíduo
Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira


A importância de planejar a carreira

É notório que os jovens estão engressando na universidade cada vez mais cedo.Támbem e fato que estes mesmos jovens estão cada vez mais perdidos quanto ao seu futuro profissional,que a formação universitária é imprescindível,que o nível exigido de qualificação é cada vez maior,mas não sabem por onde começar,que caminho tomar.

Todas essas dúvidas geram muita ansiedade,confusão,tensão.Isso é normal até um certo tempo mas quando se prolonga demais,pode representar um atraso profissional muito grande,grande frustração é até depressão.

Por isso,que o jovem procure planejar seu futuro profissional desde cedo,determinar seus caminhos,encontrar aquilo que deseja seguir como objetvo de vida.

A importância disto está intimamente ligado ao desempenho da pessoa nos estudos e no trabalho.

Os alunos com melhor desempenho também são aqueles que se identificam mais com o curso,ou que têm muito claro em sua mente o papel da faculdade na sua vida.Ou que têm objetivos bem definidos.

Planejar desde cedo seu caminho implica em otimização de esforços, chegar mais rápido ao seu objetivo,com menores chances de erro.Também significa que você tende a ter desempenho acima da média,pois concentrou seus esforços no momento em que tem mais chance de vencer o jogo.

È claro que para o estudante,não é tarefa das mais fáceis.Aconsenho a procurar livros,ler mais sites e revistas.Há também diversas universidades que oferecem orientação a respeito.

referências:

http//www.catho.com.br

Seis passos para um plano de carreira bem-sucedido

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Planejar a carreira

Planejamento de carreira, dicas para se posicionar no mercado e manter a empregabilidade.

Panorama Geral

Planos de carreira, no sentido de garantia de promoções ao longo do tempo, com base no desenvolvimento técnico do profissional, hoje em dia são praticamente inviáveis. A responsabilidade por cuidar da sua carreira é do próprio profissional. Essa mudança poder dar a impressão de que progredir profissionalmente ficou mais difícil. No entanto, com a crescente exigência do mercado por inovações e melhores produtos e serviços, as empresas precisam estar constantemente se reinventando. Essa situação cria novas oportunidades profissionais, ao tornar a estrutura organizacional mais maleável e permeável, além de criar um ambiente mais favorável à "meritocracia".

Uma preocupação real das empresas privadas (e com o tempo das empresas públicas mais visíveis para o público) é a questão da sucessão nos cargos. Se você falar em Plano de Sucessão, aí, sim, você estará falando sobre algo que diz respeito ao sucesso da empresa no longo prazo.

Por Que Plano de Sucessão?

O Plano de Sucessão é um plano de carreira ao contrário: o foco da atenção não é o futuro de cada profissional e, sim, o futuro da organização.

O Plano de Sucessão pode ser considerado o verdadeiro planejamento estratégico de recursos humanos. Seu objetivo é garantir que a empresa continue inovadora, competitiva, forte, sempre na plenitude do seu potencial.

Com um Plano de Sucessão, a empresa estará oferecendo oportunidades para as pessoas conforme os talentos especiais de cada uma. Quem tiver talento e preferência para trabalhar numa área administrativa, por exemplo, poderá se candidatar a vagas disponíveis na área específica de seu interesse, como contabilidade, finanças, recursos humanos etc. Quem tiver potencial e inclinação para trabalhar numa área comercial, poderá buscar oportunidades em Vendas ou Atendimento a Clientes.

Cada cargo na empresa deveria ser ocupado por um profissional que tivesse talento e competência, mesmo que em potencial, para se sair bem na execução das tarefas e responsabilidades do cargo, independente da sua área de origem. Um assistente contábil pode ter potencial para fazer carreira na área de vendas. Alguém da área comercial pode se sentir melhor numa área de produção, e assim por diante.

É importante frisar que além do talento e competência, a pessoa precisa gostar da função. O perfil geral da pessoa pode indicar potencial para uma atividade, mas a pessoa pode não gostar daquela função específica. Por exemplo, alguém que num teste ou avaliação tenha demonstrado potencial para vendas (eloqüente, sociável, independente etc.) pode, na realidade, detestar essa função. A pessoa pode, por exemplo, gostar de relações públicas, ou desejar trabalhar como artista de teatro, cinema etc., funções que exigem o mesmo perfil.

O Plano de Sucessão requer a definição do Perfil dos Cargos, que pode ser feita utilizando uma metodologia aplicável à cultura e tipo de negócio da empresa. Com o perfil do cargo definido, fica mais fácil encontrar o profissional com o perfil que melhor se adapte ao cargo. Obviamente são necessários alguns instrumentos para realizar as tarefas de definir os perfis dos cargos e identificar os perfis das pessoas. Os instrumentos normalmente utilizados em seleção e treinamento, por exemplo, podem subsidiar e facilitar a manutenção do Plano de Sucessão.

Responsabilidades da Empresa e dos Profissionais

No Plano de Sucessão, o esforço maior cabe ao próprio funcionário (colaborador ou empregado, como a empresa preferir chamar seus profissionais). Quem não tiver vocação para aprender inglês, por exemplo, jamais adquirirá habilidade nesse idioma, mesmo que a empresa gaste fortunas com os melhores cursos.

O que a empresa pode fazer é oferecer oportunidades para pessoas que estejam interessadas e tenham potencial para se desenvolver em determinada disciplina ou área de atuação.

Não há necessidade de se ter um Plano de Sucessão formal. O que a empresa precisa é saber aonde ela quer chegar no longo prazo e desenvolver uma filosofia de gestão compatível, que permita a realização dos objetivos definidos. Se existir uma filosofia de gestão eficiente e eficaz, a empresa naturalmente adotará critérios para contração e promoção que a manterão sempre bem suprida de profissionais competentes em todas as áreas e em todos os níveis organizacionais.

A empresa pode deixar claras suas prioridades por meio de suas políticas de Recursos Humanos, incluindo Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Remuneração, Incentivos etc.

Sintonia Fina

Geralmente a filosofia de gestão da empresa é conseqüência do estilo pessoal do principal executivo da empresa. Qualquer iniciativa na área de Recursos Humanos, no que diz respeito ao Plano de Sucessão, só prosperará se tiver a participação e aprovação irrestrita desse principal executivo. Por principal executivo quero dizer a pessoa que realmente tem poder, autoridade e influência na condução dos negócios da empresa, independente do título do seu cargo (e mesmo da sua presença física no dia-a-dia da empresa).

Algumas empresas, principalmente familiares, costumam dizer que a Diretoria, na realidade, atua como um “colegiado”, que as decisões são por consenso. Isso é bonito de falar, mas muito difícil de praticar. Quem realmente conduz a empresa geralmente é uma única pessoa. Obviamente, o resultado do trabalho e as realizações desse líder dependerão da sua equipe de assessores ou auxiliares imediatos (outros diretores e profissionais especializados).

Se a alta direção da empresa e a área responsável pelo desenvolvimento do Plano de Sucessão estiverem em sintonia sobre o que é melhor para o futuro da empresa, este tem muita probabilidade de ser brilhante

ÂNCORA DE CARREIRA

"Uma âncora de carreira é um auto-conceito que orienta,estabiliza e integra as experiências profissionais de uma pessoa".

Encontramos empreendedores, pessoas que buscam sempre a inovação,desenvolvendo as mais diversas ações de maneiras jamais realizadas.

"Referências:

www.fadepe.com.br

PLANO DE CARREIRA

Antes a organização era a responsável pelo plano de carreira do seu pessoal.

Atualmente as organizações passam tal responsabilidades às pessoas.

Criatividade,motivação e envolvimento são peças chaves para produzir de acordo com as necessidades organizações.

O plano de carreira está relacionado com os objetivos profissionais do indivíduo e suas aspirações pessoais de carreira.

Planejamento de carreira é um processo contínuo de interação entre o empregado e a organização visando a atender aos objetivos e interesses de ambas as partes.

E fundamental que avaliamos as nossas escolhas.

Envolva outras pessoas na hora de planejar a sua carreira:procure alguém mais experiente(tutor ou mentor,entre outros).

E função do gestor de pessoas atuar energicamente ,demonstrando que o plano de carreira deve ser entendido pela organização como uma proposta também de crescimento profissional com a qual todos ganharão não somente aumentos saláriais.



"Referências:

www.fadepe.com.br

O que é uma Carreira

A carreira é um afunilamento da sua escolha profissional. Por exemplo, se você decidiu pela profissão de professor com formação em Letras, pode eleger a carreira de professor de ensino médio, professor universitário, professor de cursinho pré-vestibular, professor particular, pesquisador, entre outras.

É preciso pesquisar bem as exigências de sua carreira, algumas requerem cursos de especialização, mestrado ou doutorado. Escolher uma carreira demanda um esforço de autoconhecimento. A partir das suas áreas de competência, seus valores pessoais, sonhos e ambições, você pode direcionar a carreira e buscar desenvolver as atividades de sua preferência.

Dicas sobre Carreira

As possibilidades de carreiras são determinadas pela organização e estrutura do mercado de trabalho. Hoje, as oportunidades surgem de acordo com as seguintes características:

* Rápido desenvolvimento de tecnologias;
* Fusão de empresas;
* Alta competitividade;
* Foco voltado mais ao conhecimento do que à produção;
* Aumento do número de profissionais autônomos.

Você não pode deixar de lado as ambições e sonhos pessoais. É necessário unir todos esses fatores em prol de seu objetivo, valorizando suas habilidades (técnicas ou subjetivas) e cumprindo com o que você projetou para sua vida profissional.

Algumas dicas podem ser importantes na hora de definir planos de carreira. Segue abaixo uma lista de tópicos que podem ajudar você a obter sucesso:

* Pergunte-se sempre se o que você faz corresponde ao que você gosta de fazer;
* Mantenha uma boa rede de relacionamentos e contatos profissionais;
* Participe de cursos e especializações ligados à sua área de atuação;
* Apresente um currículo claro e objetivo;
* Aprenda a exercer liderança;
* Tenha equilíbrio nas atitudes;
* Converse com profissionais mais experientes da mesma área;
* Mantenha-se bem informado sobre as novidades e exigências do mercado de trabalho;
* Busque sua própria maneira de permanecer estável no mercado de trabalho;
* Seja um profissional pró-ativo e responsável;
* Receba críticas de forma construtiva, pensando sempre em aperfeiçoar suas atitudes;
* Não crie desavenças com colegas de trabalho, pois você pode reencontrá-los em algum outro momento;
* Conheça a cultura das empresas em que trabalha.

O que è uma Profissão

Uma profissão é o conjunto de conhecimentos e técnicas e o desenvolvimento de determinadas funções que uma pessoa pode ter e exercer. É por meio da busca por uma atuação no mercado de trabalho que você pode desenvolver habilidades específicas e adquirir experiência em determinada área.

Todos os que possuem uma profissão contribuem para o funcionamento da sociedade. Cada trabalhador tem sua função e importância, desde o separador de materiais recicláveis ao dono de uma empresa multinacional. São finalidades diferentes, mas que estabelecem uma relação de interdependência.

Nem toda profissão necessita de formação específica, mas é importante que você cresça profissionalmente ao longo do tempo, buscando melhorar sua formação com a participação em cursos e especializações. A expansão do mercado de trabalho contribui para o surgimento de boas oportunidades aos mais aptos às funções.

Como escolher sua Profissão

É muito difícil escolher apenas uma possibilidade entre tantas. Decidir por uma profissão exige que você conheça e reflita sobre as suas habilidades e aptidões.

Não há nenhuma fórmula pronta a seguir, mas o Guia de Profissões pode ajudar você a percorrer alguns passos que facilitam na hora da decisão.


* Antes de tudo, você deve relacionar o que sabe fazer bem e ponderar seus gostos pessoais e interesses. Esses fatores serão determinantes para traçar o seu perfil profissional;
* Aproveite oportunidades como cursos, viagens e estágios. Além de conhecimento, experiências desse tipo auxiliarão você a definir as atividades que mais gosta de fazer e até a descobrir novas habilidades;
* É importante estabelecer objetivos que você pretende alcançar durante a vida profissional para direcionar suas ações e decisões;
* Mantenha-se bem informado sobre as novidades e tendências do mercado de trabalho. Fique por dentro das possibilidades de cursos e carreiras mais promissoras. Pondere as vantagens e desvantagens de determinada profissão. As chances de fazer a escolha certa aumentam quando você conhece a fundo as opções;
* Lembre-se de que escolher uma profissão significa exercer algo em longo prazo e, possivelmente, durante a vida toda;
* Procure profissionais da área para conversar sobre a profissão pretendida. Amigos, professores e parentes também podem auxiliar você a seguir o caminho certo. Ouça opiniões diferentes, mas não se esqueça de que a escolha é somente sua;
* Considere sempre os seus sonhos, aspirações, expectativas e objetivos.

Referências:
http://www.ium.org.br

http://www.mbianchini.com.br

Plano De Carreira

Leila Navarro é palestrante há mais de 10 anos e consolidou nesse tempo um forte nome no Brasil e no exterior. Ao abordar temas Comportamentais, de Liderança, Gestão de Pessoas, Vendas e Empreendedorismo, já teve suas palestras assistidas por mais de um milhão de pessoas e hoje integra o ranking dos 20 maiores palestrantes do Brasil, segundo a Revista Veja. Além disso, já ganhou por duas vezes o Prêmio dos 100 Melhores Fornecedores de RH – Categoria Palestrante do Ano (2005 e 2009).

Abaixo segue video que mostra parte de uma de suas palestras voltada para o Planejamento de carreira. Veja!.

 
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